Máquina de costura, qual é sua favorita?

Tenho uma Prêt-à-Porter, da Singer. A mais simples que existia no mercado quando a comprei há uns 7 anos e acho que já saiu de linha. Não tenho queixas, nunca deu problemas e tenho, inclusive, feito quilt livre com ela.

Já experimentei outras máquinas nas aulas de patch e, das elétricas, sempre prefiro a minha. Agora, as eletrônicas… com pontos decorativos e outras “features”… quero sempre trazê-las para casa depois de um breve encontro.

Outro dia usei a máquina nova da minha mãe, Curvy, também da Singer e fiquei apaixonada. Tem um ponto caseado lindinho e vários pontos decorativos. Estou pra ir lá testar quilt livre com ela um dia desses. Mas, enquanto isso queria ouvir vocês. Estou pensando em investir numa máquina nova, que ofereça possibilidades que a minha não oferece. Singer parece ser bastante comum aqui no Brasil. Lá fora Janome ou Bernina parecem ser a preferência. 

Qual máquina pra você é a mais interessante para quilting? Alguém tem uma Janome ou Bernina?

Atualizando: não quero mais saber quem tem Janome ou Bernina… como podem custar tanto??  “Baixando minha bola”, acho que vou manter os olhos nas Singers e Brothers, mesmo.

61 comentários sobre “Máquina de costura, qual é sua favorita?

  1. Oi Paty!
    Eu troquei minha Bella da Singer por uma Brother ano passado.
    No começo foi esquisito porque estava acostumada com a máquina mecânica, mas agora não troco por nada (tá.. uma Bernina não vale! eheh).
    Eu sei que dá para fazer patchwork com uma máquina simples, mas se puder investir um pouquinho a atividade se torna ainda mais prazerosa 😉
    beijo

    Curtir

    • Oi, Bruna. Eu já usei uma Brother e também gostei. Uma época meu objeto de desejo era uma modelo C6000i (se não me engano), acho que a Curvy da Singer se equivale a ela. Definitivamente vou investir, mas a escolha é difícil, né?

      Curtir

  2. Oi Patrícia!!!
    Eu tenho uma Singer Facilita Premium, uma Janome Sew Mini e uma Singer do ano que nasci que é da minha tia (1969)…. tem horas que pulo de uma para outra, mas, o que gosto mesmo é da véinha!!!! Rsss…

    Curtir

    • Sério, Andréa? Nenhuma elétrica? Sabe que outro dia ganhei da minha mãe a máquina de costura que era da minha avó? Estou tentando restaurá-la um pouco, pra ver se volta a funcionar, mas é totalmente manual! Linda. Quando estiver bonitinha mostro uma foto.
      Beijo.

      Curtir

  3. Oi Pati!!
    Qdo resolvi comprar a minha máquina aproveitei um casal de amigos que estavam morando nos EUA e eles compraram uma Brother CS6000i para mim e enviaram via correio.
    Valeu super a pena. Para vc ter uma idéia, ela custa US$ 175.00 no Wal Mart lá.
    Além de vir com vários pés (inclusive para quilt livre), tem vários pontos decorativos. O custo benefício é excelente.
    Bjss

    Curtir

    • Oi, Angélica, que legal!! Essa era aquela máquina com a qual sonhávamos nas aulas, né? Me diz uma coisa, o ponto caseado (como o manual) é bonitinho?
      Beijo.

      Curtir

      • Oi Pati!
        Sabe que nunca usei o ponto caseado da máquina? Sempre faço os caseados a mão.
        Vou testar e te falo.
        Se vc quiser, pode testar a máquina tb. pois com a nenê agora, não vou mexer nela tão cedo.
        Beijão,
        Angélica

        Curtir

    • ola Angelica!

      Eu tambem tenho amigos nos EUA, gostaria de pedir uma maquina de la. So tenho medo, que talvez nao chega, ou tenho que pagar mais taxas. Pode me mandar um email, como vc fez pra chegar? desde ja muito obrigado. Eu ja to sonhando literalmente com esta maquina, quero muito 🙂
      gornigenyoka@yahoo.com

      Curtir

    • Olá, Angélica!

      Eu estava com esta idéia, mas quando consultei o valor do frete pelo FEDEX, fiquei muito desanimada , pois custa mais que a máquina. Será que vc poderia me passar as dicas de envio pelos correios de lá.
      Fico muito agradecida.
      bjs,
      andreia (andreia.a.oliveira@hotmail.com)

      Curtir

  4. Oi Pati….
    Eu tenho uma Cosmo 7426….
    Acho ela tudo de bom, tentei trocar por uma da Janome, mas não gostei, vendi ela e voltei pra Cosmo…
    Ela tem um pontinho de caseado muito lindo…sem falar na mesa extensora que é uma maravilha…
    Achei ela no site http://www.gazin.com.br….o melhor preço que achei na net e condição de pagamento maravilhoso…paguei sem sentir…rsss
    E para tudo o que ela tem e faz, comparada com outros modelos e marcas…..acho que é a mais barata que tem…
    Tenho certeza que tu iria gostar muito dela também…
    Outra coisa….quem sai de uma maquina eletrica e vai pra uma eletrônica nunca mais volta….é muita diferença.
    Agora meu sonho de patchworkeira viciada que sou, é uma Janome 6600….um dia ainda chego lá….ah chego!!!!!!
    Beijos

    Curtir

    • Oi, Dany. Agradeço o comentário detalhado. Você foi a segunda a citar esse modelo, que não conheço e, se já estava curiosa, fiquei ainda mais interessada agora. Vou procurar conhecê-la. Beijo.

      Curtir

  5. Preciso do manual de instruções da máq. Singer Prêt-à-Porter modelo 5030C – já procurei em tudo qto é canto nessa internet, mas não encontrei (nem no site da Singer achei o q quero).

    Quero saber como se usa uns pontos q estão em vermelho na máquina, pois mesmo colocando o seletor em cima do ponto, a costura não sai conforme a figura/desenho do ponto…

    Curtir

  6. Será que alguém tem ou conhece alguem que tenha o manual da máquina Elgin Ultramatic que borda, máquina antiga dos anos 60, sei costurar, ganhei a máquina e não quero utilizar sem segurança e cuidado. Obrigada.

    Resposta : vou responder como funciona na minha máquina Singer Prêt-à-Porter o modelo é o 5038 C :
    Gire o seletor de largura de ponto e caseado até alinhar o traçinho vermelho do seletor no pontinho preto marcado no corpo da máquina, depois aperte o botão de retrocesso, ele deve ficar abaixado, agora selecione o ponto decorativo em vermelho escolhido, e costure.
    Atenção o botão do retrocesso deve ficar abaixado para funcionar estes pontos. Espero que tenha ajudado apesar do modelo ser diferente. Abraços

    Curtir

  7. Tenho uma máquina prét a porter a anos, agora a febre é patchwork e quilt, porém comprei o pé de quiltar livre enão estou conseguindo colocá-lo na máquina? será que tem algum truque? Já pesquisei na internet e até agora encontrei apenas dosi tipos de pés para quiltar avulsos; será o adequado para essa máquina? Você colocou este pezinho para quiltar ou não? Aguardo respostas

    Favor colocar assunto patchwork para me enviar alguma resposta, caso contrario não abro os e-mail. Obrigada!

    Curtir

  8. Também tenho uma Singer ,Prêt-à-Porter,Amo minha maquininha,apesar que as vezes brigamos, mas com certeza é falta de esperiencia,fiz cinco colchas, duas de solteiro , e tres de casal,tres me atrevi e quiltei ,ficou um pouco irrugado em baixo , mas com o tempo pego mais prática,mas meus filhoos e neta adoraram não tiram da cama. Um beijo.

    Curtir

  9. Oi amigas…alguém pode me dizer se a Curvy da Singer é silenciosa?estou querendo comprar uma, mas estou em dúvidas entre a Curvy ou a Cosmo…alguém já teve a oprtunidade de experimentar as duas?Bjos!

    Curtir

    • Elizangela,
      eu já usei a Curvy e é bem mais silenciosa do que a minha pret’a porter (também da singer). A Cosmo eu nunca usei, mas na pesquisa que fiz, era a minha opção pois me parece ter sido pensada para quem faz quilt.
      bj.

      Curtir

  10. 0lá td bem, aprendi a costurar com 14 anos, faz tempo viu, rsrsrs, queria que vc me desse uma idéia pra eu comprar uma máquina simples, abraços e obrigada.

    Curtir

    • Olá, Olga. Eu não conheço muitos modelos, não. Mas sempre usei Singer e gosto muito. A minha máquina é a mais simples que existia na época em que comprei. Hoje está fora de linha, mas acho que equivale a DP002. Eu faço de tudo com ela, só sinto falta de pontos decorativos e da potência para fazer quilt livre. Quer dizer, acho que a máquina que você procura tem que ser adequada para o tipo de trabalho que deseja fazer. Lá no site da Singer tem uma tabela de todas as máquinas e tudo o que fazem. É legal dar uma olhada para comparar o que faz cada uma. O link é este: http://www.singer.com.br/prod_domesticos/maquinas_costura.asp?categoria=maquinas_domesticas&tipo=prod_domestico
      Bj.

      Curtir

  11. Olá meninas, sou nova por aqui e adivinhem eu também estou de olho em uma máquina, estou namorando a cosmo e a curvy. Tenho uma elgin antiga que faz somente ponto reto, já me aventurei a fazer bolsas e minhas irmãs e sobrinhas adoraram mas quero mesmo é aprender a arte do patch e quilth para embelezar mais mes trabalhos, vocês poderiam me ajudar na escolhar? estou em dúvida se elas vem com as peças de quilth ou se tenho que comprar avulso.Obrigado!

    Curtir

    • Sônia, que eu saiba, das máquinas da Singer as que vêm com placa extensora são a Cosmo e a Confidence Quilter. Esta última também tem o isolador de dentes, necessário para fazer quilt livre, o que indica que a máquina deve dar ‘conta do recado’. Porém, nenhuma das máquinas da Singer nacionais vem com pés para quilt – acredita?? Mas são vendidos separadamente. Minha mãe tinha uma Elgin antiga também, que só fazia ponto reto e comprou uma Curvy. ADOROU. Já usei e gostei muito também. Mas nunca tentei fazer quilt livre com ela. Eu também planejo trocar minha máquina e fiquei por tempos de olho em uma Cosmo. Agora fico pensando na Confindence Quilter e acabei de ver que tem uma Facilita pro que também parece interessante… Vale visitar o site da Singer e dar uma olhada na tabela comparativa de todas as máquinas e também no manual de instruções delas – todos online. Acho que esse assunto vale um outro post, né? Vou pensar em um post bacana para as pessoas responderem sobre as máquinas que têm. Espero ter ajudado um pouquinho… bj.

      Curtir

  12. Pingback: projeto máquina de costura « outros retalhos

  13. Oi Patricia, obrigado por responder. Minha irmã comprou a mais ou menos cinco anos uma brother para fazer bordados em fraldas, toalhas, etc. Achei muito interessante pois não precisa de pedal ela tem um botão com tres velocidades, mais alguns acessórios, porem uma desvantagem que achei em adquirir uma dessas é que a da minha irmã deu um problema e agora para continuar bordando ela tem que pagar mais de mil reais para consertar, achei um absurdo porque é quase o preço de uma dai ela resolveu consertar para fazer somente costura reta. Você poderia me dizer se a curvy pode ser usada só com pedal ou tambem tem esse botão de velocidade, é porque tenho medo de não coseguir costurar com ela. Meu esposo gostou da ideia, disse quem sabe assim eu animo a entrar para a auto escola porque já vou entrar acelerando kkkkkk a maquina é claro. beijos e obrigada.

    Curtir

  14. O meu comentário não é no momento nenhuma resposta e sim atravez dos seus conhecimentos,pedir-le o favor se for possível uma cópia do manual de instruções da máquina de costura e bordados da marca BERNINA favorit,o que me ajudará a usar as peças que vieram com ela já foi usada por outra pessoa que não me deu o manual-
    Fico-lhe muito agradecida e espero uma resposta,

    Curtir

    • Maria, eu geralmente procuro os manuais no google. Basta escrever o nome da modelo e fabricante. Tentei fazer isso com a bernina favorit, mas não encontrei nada. Alguns modelos, além de um nome, trazem também uma numeração. Veja se sua máquina não tem uma numeração também. Talvez seja o que falta para você encontrar o manual. Bj.

      Curtir

  15. Querida patricia, preciso da sua ajuda ,procurando sobre maquina de bordar, especialmente uma que tivesse um caseado legal parecido com o ponto feito a mao , atraves de vcs tomei a decisao de comprar a cosmo , mas quando fui a loja a aqui no meu estado (PB) fiquei sabendo que ela saiu de linha, e agora o que faço , pois quero uma maquina da linha singer,e nao outras. Ajude-me com esta duviada, qual será a razao dela tba ter saido de linha. obrigada desde já . Simone alves

    Curtir

    • Simone, parece que existem várias Cosmo (cada modelo tem um número depois do nome), não sei qual é a que vc procura, mas no site da Singer consta ainda um modelo. Quando tem lá, significa geralmente que não saiu de linha. Não sei se ela borda, mas sei que tem o ponto caseado (que imita o feito a mão). Se o que vc quer é uma máquina que tenha esse ponto, no próprio site da singer vc encontra as opções disponíveis – as que têm pontos decorativos costumam ter o caseado e no manual é possível verificar isso. Agora, se vc quer uma que borde e tenha pontos decorativos, daí eu não saberia te ajudar, pois não conheço máquinas que bordam. Dá uma olhada no site da singer para identificar o modelo que vc prefere e talvez vc consiga comprar numa loja online que entregue na sua cidade, caso não a encontre em uma loja física por aí… Será que ajudei? bj.

      Curtir

  16. Hola Patricia, tengo un problema con la pret a porter, porque en Chile no encuentro repuestos para la máquina, ahora lo que necesito si alguien puede darme una pagina web en donde pueda comprar el seguro de porta carrete y portacarrete
    Con cariños desde Chile.

    Carolina

    Curtir

  17. Cara Patrícia, achei seu blog muito legal, principalmente pelos post sobre maquina de costura. Estou para comprar uma e tenho dúvidas entre a cs 6000i brother e a singer curvy. Gostaria da sua opinião. Um abraço
    Marcia

    Curtir

  18. Olá Patricia,
    quero comprar uma máquina de bordar, tenho 3 em vista, a Brother, a Bernina e a Janome. Gostaria muito da sua opinião.
    Obrigada, Feliz natal!
    Valéria.

    Curtir

    • Olá Valéria. Eu infelizmente não posso ajudá-la. De fato não conheço máquinas de bordar… mas deixarei seu comentário publicado, assim, quem sabe, alguma leitora do blog possa te dar mais informações? Abraço!

      Curtir

  19. Oi, Patrícia!

    Eu sou iniciante em costuras à máquina. Mas costuro à mão desde que me lembro. rsrsrs

    Só de setembro pra cá, já tive uma Singer Tradition 2273 (fiquei com ela uns 03 ou 04 dias). Troquei pela Singer Curvy 8763, que é ótima, mas eu descobri que minha coluna não me permite costurar com pedal por muito tempo :(. Agora, estou com uma Brother CS6000i, a Brigitte. É uma excelente máquina de costura, que possui muitos recursos e acessórios inclusos. Não sei agora, mas estava com uma ótima promoção de natal no Bazar Tal e Koisas e no site da Brother também.

    Eu fiz um post no meu blog, falando um pouco mais sobre o dilema de escolher uma máquina de costura:

    http://oceanodevidro.blogspot.com/2011/12/maquina-de-costura-afinal-qual-o-melhor.html

    bjs,
    Lu

    Curtir

    • Lú, agradeço imensamente seu comentário. Li seu post e adorei suas aventuras com todas essas máquinas. 🙂 Eu ainda não comprei minha máquina nova, acredita? Mas acho que ficarei também com uma Brother. Já inclui seu post no Projeto Máquina de Costura do blog, espero que não se importe. Suas reflexões poderão ajudar outras artesãs que procuram uma nova máquina. Bj e bom ano novo!

      Curtir

      • Oi, Patrícia!

        Fico feliz por você ter gostado do meu post 🙂
        Ah, acredito, sim. Escolher uma máquina de costura é tão difícil!
        Eu adoro a Brigitte, minha Brother CS6000i! É linda e já veio com os acessórios para quilt.
        Uma dica que aprendi com a Cris, do Bazar Tal e Koisas: pra costurar camadas de tecido, tipo quando a gente faz necessaires forradas, tem que usar o calcador de transporte duplo.
        Só uma observação sobre a CS 6000i: a mesa extensora não é muito grande (pra mim é perfeita, pois minha mesa é pequena). Para quem faz grandes projetos, talvez seja melhor investir nessas chamadas “máquinas de quilt definitivas”, que vem com uma mesa enorme.

        bjokas,
        Lu

        Curtir

      • Obrigada, Lucille. Estou mesmo pensando em uma Brother que é maior do que a CS6oooi, é a Inovis NX 450Q. Quem sabe este ano me animo a fazer esse investimento? bj e bom ano para vc.

        Curtir

  20. Olá meninas
    Eu confesso que não entendo nada de costura, mas estou querendo comprar uma máquina apenas pra fazer pequenos consertos nas roupas da minha família. Alguém poderia me dar uma dica?
    bjos

    Curtir

    • Oi, Rita!
      Pelo que tenho lido na net, as máquinas mais comentadas para trabalhos simples são:
      a Elgin Genius e a Elgin Supéria, a Janome 2008 (que costura até oito camadas de jeans), a Singer Fashion 4205 e a Singer Facilita. Todas estão aproximadamente na mesma faixa de preço e, pelo que tenho lido, são máquinas fáceis de operar.
      Aí, vai depender da sua necessidade.
      A Elgin Genius tem 02 anos de garantia e alguns pontos bem úteis.
      Uma amiga minha tem a Singer Fashion, que ganhou de presente do maridão, e gosta da máquina.
      Para consertos, uma que tenha overloque reto e inclinado é bem útil, pois arremata sem cortar o tecido e dá um acabamento melhor também. 🙂

      Curtir

  21. ola,eu tenho 14 anos,minha mae a muito tempO ganhou de presente de casamento ganhou uma singer facilita 43 usaram muito poucas vezes mas jogaram o manual fora estou aprendendo a costurar minhas roupas mas o manual ja procureii no site da singer e nao acho,todos os sites q poça imaginar ja procureiI!!!!PELO AMOR DE DEUS SE VOCE SOUBER UM LUGAR NA INTERNET QUE TEM O MANUAL ME DIGA POR FAVOR!!!!MORO EM IPATINGA MINAS GERAIS.

    Curtir

    • 🙂 Olá, Mateus. Segue resposta por e-mail. Vou também publicar seu comentário em um post, quem sabe alguém conhece essa máquina e dá uma dica sobre o manual? Boa sorte!

      Curtir

  22. Oi, Patrícia!
    Eu tive alguns problemas com minha Brother CS6000i e estou trocando por uma Janome.
    Escrevi um post no meu blog descrevendo tudo http://oceanodevidro.blogspot.com/2012/02/brother-cs-6000i-review-maquina-de.html

    Quanto ao manual da Singer Facilita 43, encaminhei um email para a Singer e a resposta foi:
    Sr(a). Lucille, por ser um modelo fora de linha há anos, não temos o manual solicitado disponível. Orientamos entrar em contato com um distribuidor de Sâo Paulo, especializado em máquinas antigas e fora de linha, que poderá auxiliá-lo(a). Segue abaixo os dados de contato:

    FEIRA DAS MÁQUINAS COSTURA LTDA
    RUA BELCHIOR CARNEIRO, 33
    LAPA DE BAIXO 05068-050
    SÃO PAULO SP
    Fone: 11 3611 7615
    Fax: 11 3611 7637
    E-mail: feiradasmaquinas@uol.com.br
    Site:www.feiradasmaquinas.com.br

    Encaminhei email para a Feira das Máquinas no dia 24 de janeiro e não obtive resposta.
    Talvez o Mateus tenha mais sorte 🙂

    abraços,
    Lu

    Curtir

      • Oi, Pati!

        Sem problemas.
        Eu finalmente criei coragem e fiz um review completo sobre as 03 principais marcas de máquina de costura que são vendidas aqui no Brasil: Singer, Brother e Janome.
        http://oceanodevidro.blogspot.com/2012/02/singer-brother-ou-janome.html
        Não conheço a Elgin pessoalmente, por isso não incluí no post.
        Por experiência própria, eu sei que surgem inúmeras dúvidas na hora de adquirir uma máquina de costura. Eu mesma já li muitos reviews sobre máquinas para me orientar.
        No começo era mais difícil, porque eu não entendia muita coisa. Quando a gente nunca teve uma máquina de costura, fica mais difícil estabelecer parâmetros e entender pra que serve cada recurso e se eles serão necessários ou não.
        Agora, já tenho alguns meses de estrada e já consigo ajudar outras pessoas que também sentem dúvida. Essa é uma sensação gratificante 🙂

        Boa semana pra você também, amiga!

        Curtir

      • Oba, vou incluir sua review na lista do projeto máquina de costura. Com certeza será muito útil para quem busca a máquina perfeita… bj e obrigada.

        Curtir

  23. Tenho uma Brother 6000i e quando vou fazer uma bainha dá vontade de chorar, pois na hora de costurar tecidos duplos a coisa não anda o ponto repete no mesmo lugar, por favor me ajudem, pois nem um pano de prato sai com acabamento bem feito, sempre tenho algum problema na hora de iniciar uma costura que saudades da minha velha Singer.

    Curtir

    • Marijane, nunca tive Brother, mas o tipo de problema que vc relata eu também já tive com a minha Singer, que era um modelo para costuras simples e que depois de alguns anos não aguentava mais tecidos duplos, quilt ou jeans. Pode ter a ver com o modelo, as funções da máquina. Agora, se for uma máquina para todo tipo de costura, vale fazer um check list e ver se tudo está regulado de acordo com as instruções do fabricante, por exemplo tensão da linha, se as linhas do carretel e bobina estão corretamente no lugar e tal. Se estiver tudo ok, vale entrar em contato com o fabricante para ver se vc não recebeu uma máquina com defeito de fabricação. Se estiver na validade, talvez consiga trocar… Espero que resolva logo, é um transtorno uma máquina que não faz o que vc deseja… Boa semana!

      Curtir

  24. . Gostei muito desse comentários. será que alguém poderia me dizer qual maquina é melhor a singer facilita super 2968 ou a super pro4423 Obrigado estou com muita duvida qual devo comprar e que aguente costurar gins

    Curtir

  25. Olá! tenho uma Singer facilita 43 e não consigo bordar nela. Troco os discos mas não sai no tecido o desenho do disco. Pode me ajudar?

    Curtir

Os comentários estão desativados.