Quilt livre

Já descobri que não há regras. A linha que usa para o quilting pode ou não combinar com o tecido. Você pode começar pelo centro ou pelas bordas. O preparo do sanduiche também pode acontecer de diversas maneiras (só spray para unir tudo, spray e alfinetes, só alfinetes, alfinetes e alinhavo, só alinhavo e por ai vai…). Quer dizer: o que vale mesmo é praticar e descobrir o que funciona melhor para você.

Fiz uma pesquisa quando resolvi começar a quiltar minhas costurinhas (a maioria dos blogs têm exemplos e dicas de suas autoras) e segue aqui os PAP que mais achei interessantes. São todos em inglês, eu nem sei o vocabulário de quilting em português, então nem tentei pesquisar em blogs brasileiros, mas todos têm fotos muito boas.

Aqui tem um tutorial bem bacana. O que achei legal é que ela não alinhava nem usa spray… somente alfinetes para segurar o sanduiche (só de pensar em alinhavar já desisto). Outra dica, ela usa luvas antiderrapantes! Talvez por ter uma máquina antiga, assim como a moça do tutorial, nada praparada para quilt, sinto a mesma dificuldade em fazer o tecido “deslizar”.

Esta aqui usa o spray apenas! Outra opção para manter tudo unido. E também mostra como enrolar a colcha para que caiba na máquina, especialmente uma grande.

Este outro tutorial também é cheio de fotos e uma dica interessante é praticar o desenho que deseja fazer no papel primeiro. Acho que ajuda a visualizar. Na aula que fiz em julho a professora me disse que fazer o quilting é como desenhar, só que o que mexe é o “papel” e não o “lápis”. De qualquer forma, ajuda se você planejar um pouco o que pretende.

Nesses 3 exemplos elas estão fazendo o que em inglês se chama stippling, isto é, essas curvas que não se cruzam nunca. Eu acho lindo, mas ainda não dou conta. Para praticar, o interessante é fazer vários tipos de traços para que você ganhe firmesa e logo você vai encontrar um tipo de quilting que parece mais agradável para você. Porém se você, como eu, quer fazer o stippling de qualquer maneira, este vídeo ensina um jeito de começar a acertar os movimentos que pra mim tem feito muita diferença.

PS. Não sei porque o link do vídeo não funciona. Tentem copiar e colar o endereço abaixo:

http://www.taunton.com/threads/pages/tvt035_qtpop.asp

3 comentários sobre “Quilt livre

  1. Patrícia, você caiu do céu, menina!!!!! Pois era exatamente o que eu tenho procurado. Imagine você que faço o quilt livre à mão ( levo semanas……) Desisti e agora quilto meus trabalhos com a máquina de bordar. Foi ótimo conhecer estes links, só não consegui acessar o último.
    Obrigadão……

    Curtir

  2. Amei, muito obrigado pela sua boa vontade em compartilhar conosco seus conhecimentos, que Deus lhe abençoê, e lhe dê sempre muita saúde. BJS

    Curtir

Os comentários estão desativados.