Calendário do advento

Ficou pronto, com apenas 1 dia de atraso. Iniciei este projeto pelos saquinhos, que eu queria que tivessem tamanho suficiente para acomodar presentinhos bem diversos e não poderiam ser muito pequenos. Assim, o tamanho do painel ficou maior do que eu imaginei que ficaria, mas gostei do resultado.

Para pendurá-lo usei um pedaço de bambú, preso nessas “quinas” de tecido (ideia daqui, aliás, este é o calendário que eu faria se não tivesse tido a ideia dos saquinhos) e fita de cetim.

Usei botões diversos, nas cores dos tecidos, para dar esse ar irregular e adorei. Tinha todos em casa.

Hoje B abriu os 2 primeiros saquinhos (dias 1 e 2). Aqui na foto já estão vazios e virados – o X sinaliza que “já passou”.

Eu acho uma delícia essa brincadeira… ter uma surpresa escondida em cada saquinho, abertos um por dia, ao mesmo tempo em que se aproxima o “dia do Papai Noel chegar”, com uma surpresa também.

Quero muito que o B possa viver a fantasia do velhinho que vem de muito longe, de um lugar muito frio, com trenó e renas só para visitá-lo, no meio da noite, enquanto ele dorme, na SEGURANÇA da sua casa.  Quero que viva a expectativa por sua chegada, a certeza do pedido atendido. Que tente, o quanto puder, se manter acordado para, quem sabe, ouvir o sininho do trenó tocando ao longe. Quero que tente imaginar as diversas maneiras pelas quais a lenda se torna possível. Quero que tenha aquele mixed feeling:  será que existe mesmo? Claro que existe mesmo! Que ele se sinta confortável nesse mundo inventado. E que dure, tanto quanto for possível, quiçá o resto da vida. Pois a vida se torna impossível de ser vivida quando perdemos a condição de inventar outros mundos, ainda que seja para tentar entender este.

Curiosos para saber o que há nos saquinhos? Pequenos brinquedinhos de plástico, coisas para desenhar, adesivos, chocolates, essas coisas. Registrei cada parte da confecção do painel e saquinhos e logo disponibilizarei o tutorial. Quem sabe, ano que vem, multiplicam-se os calendários?

Algumas outras ideias da blogsfera:

árvora com caixinhas de bombom

mini-baldinhos pendurados em galhos

carretéis de linha vazios (um charme)

em formato de bandeirinhas (com chocolates dentro)

e este é muito bacana: calendário de “atividades” (em cada dia há uma ideia de algo para se fazer. Ex: Ler uma história de natal, fazer um desenho de natal, doar alguns brinquedos, …)

Anúncios

8 comentários sobre “Calendário do advento

  1. Paty,

    Ficou BALA! Fico só imaginando a carinha do B diante da surpresa guardada em cada saquinho. Alem do que, está apredendo a sequencia númerica com prazer … rsrsrs (qualquer educador construtivista adoraria a ideia!)
    do que eu gosto muito é da invenção e da tua disponibilidade para embarcar nessa viagem. Lógico que os teus atributos conferem-lhe maior segurança, mas, é a aventura da criação é o que conta.
    bjs, fa

    Curtir

    • Fá, terei que desapontar os educadores construtivistas: depois de um dia abrir alguns saquinhos escondidos (como era de se esperar), B agora se contenta em abrir um saquinho por dia (o que já acho admirável), mas não achou graça nenhuma em abri-los na ordem… então o deixo escolher o que quiser. E o X mostra os que já estão vazios, ao invés de marcar o dia que passou. Quem sabe no ano que vem “trabalhamos” a sequencia numérica. Bj.

      Curtir

  2. Pingback: Resultado da votação « outros retalhos

  3. Pingback: Calendário do advento 2013 | outros retalhos

Os comentários estão desativados.