Walking foot

Neste outro post eu declarava meu ‘encanto’ pelo pé de máquina chamado de darning foot (usado para fazer quilt livre). E, preciso admitir, de certa forma, desmereci o walking foot (foto acima). Puro desconhecimento de causa!! Para me redmir, dedico este post inteiro a ele…

Já tinha ouvido falar em como o walking foot evitava que a parte de baixo da colcha ‘engruvinhasse’. E foi isso que me levou a comprá-lo. A-do-ro fazer colchas, mas detesto terminar de quiltá-las e me deparar com tecido dobrado ou enrugado na parte de trás. Ninguém merece ter que desmanchar tudo e começar de novo por essa razão, né?

Pois bem. Tinha aqui a parte de cima de uma colcha de berço, com aproximadamente 110 cm x 160 cm, pronta. Providenciei um walking foot para chamar de meu e, depois de apenas prendê-la inteira com alfinetes, me aventurei a quiltá-la com o novo pé. Fiz apenas alguns contornos, retos. Detalhe: na colcha usei, além de tecidos de algodão, um monte de piquê, o que deixou-a pesada. Deixei para olhar a parte de trás só no final. E para minha surpresa, nenhuma ruguinha.

O pé é incrível!! Sabe por que? Dá mesma forma que os dentes da máquina impulsionam principalmente o tecido de baixo para trás, o walking foot impulsiona o tecido de cima. Fora que ele parece ter um tipo de ‘amortecedor’, o que o permite acompanhar os movimentos do tecido e passar por cima de trechos mais altos sem que a costura seja interrompida.

Ele é famoso por fazer isso tudo em linhas retas. Mas olha só o que mais dá para fazer com o walking foot:

  1. aplicar o viés
  2. costurar curvas contínuas (da mesma forma que vc faria com o pé regular)
  3. costurar formas retas ou curvas (não com a mesma liberdade que o darning foot, mas formas simples dão certo)
  4. costurar tecidos mais grossos sem sobrecarregar a sua máquina

E acho que a lista não para por aí…

Eu já disse que ele é incrível? Como vivi todo esse tempo sem um desses??

10 comentários sobre “Walking foot

  1. Oi Boa noite,
    Tomei conhecimento hoje sobre o walking foot, e fiquei encantada, pois tenho muita dificuldades em fazer o quilting.
    Procurando informações sobre essa peça, descobri o seu blog, e mais ainda me encantou o seu depoimento. Gostaria de lhe pedir um imenso favor em me informar onde poder adquirir o walking foot, para que tambem possa chamar de meu.
    Um grande beijo e muito obrigada, Angela

    Curtir

    • Oi, Angela. Obrigada pela visita! Vc pode encontrar essa peça em ateliês de patchwork, onde o preço costuma ser melhor. Encontrei o meu na Entrelaçadas. On line vc pode encomendar no site Ateliê Virtual Brasil. Aqui está o link.
      Boa sorte!
      Patricia

      Curtir

    • Olá, Margarete. Você encontra esse pezinho em grandes armarinhos, ateliês de patchwork. Pela internet você encontra em lojas como no Atelier Virtual Brasil. Boa semana!

      Curtir

Os comentários estão desativados.