Calculando tecido

Hoje recebi o seguinte comentário aqui no blog:

Boa noite…
Adorei seus trabalhos.
Vou começar a aprender patchwork e vou tentar começar por uma manta para sofá. Só que não sei como calcular a quantidade de tecido que vou usar.
A manta mede 1,40 x 1,00.Os quadrados são de 15×15(quadriculado).Sei que vou usar 5 cores escuras e 3 cores claras. Se puder me ajudar agradeçeria muito.
Grande abraço

Marcy

Fazer o cálculo de quanto de tecido precisará pode ser, de fato, um desafio. Fazer patchwork significa praticar cálculos – muitos cálculos.

Quando a colcha é feita de quadradinhos, fica um pouco mais fácil. Vou tentar pensar em passos:

Antes, porém, tem duas coisas que temos que ter em mente:

  • os tecidos nacionais têm de altura 1,40m ou 1,50m. Sempre calculo pensando em 1,40m. Melhor sobrar do que faltar, certo?
  • ao cortar os retalhos sempre acrescentamos 1,5cm, referente à margem de costura. No caso desta colcha, se deseja quadrados de 15cm quando costurados, terá que cortar quadrados de 16,5cm.

1. Defina o tamanho da colcha (Marcy já fez isso)

2. Calcule a quantidade de quadrados que comporão a colcha. Divida o tamanho de cada um dos lados pelo tamanho do quadrado:

140 por 15= 9,3

100 por 15= 6,6

OBS: os números precisam ser mais exatos para não ficar mto confuso. SUGESTÃO: fazer a colcha no tamanho 1,50m x 1,05m. Assim terá:

150 por 15= 10

105 por 15= 7

10 x 7 (lado 1 vezes lado 2)= 70 quadrados

3. Agora calcule a quantidade de quadrados por tecido/estampa.

70 dividido por 8 (tecidos)= 8,75 (precisamos deixar esse número mais fácil…)

SUGESTÃO: 9 quadradinhos de cada uma das 7 estampas. E 7 quadradinhos da oitava.

4. Agora calcule o tamanho do pedaço de tecido para fazer os quadradinhos:

140 (altura do tecido) dividido por 16,5 (tamanho do quadrado acrescido da margem de costura)= 8

Quer dizer, com uma tira de tecido, de 16,5cm (de auréola a auréola), terá 8 quadrados de 16,5, mas precisa de 9, então terá quer cortar uma segunda tira. 16,5 x 2= 33cm.

Marcy, você precisará de 33cm de 7 estampas diferentes e 16,5cm da oitava estampa. Como na hora de comprar o tecido, muitas vezes ele vem torto devido ao fato de ser “rasgado” na loja e não cortado, e será preciso cortar um pouco de cada lado para acertar, sugiro que providencie um pouco mais do que a medida exata que precisa.

Eu providenciaria 50cm das 7 estampas das quais cortará 9 quadrados e 30cm da oitava estampa da qual cortará os 7 quadrados restantes.

Deve parecer confuso, né?

Dia desses faço com imagens que fica mais fácil visualizar o cálculo.

Abraço.

Anúncios

11 comentários sobre “Calculando tecido

  1. Por favor gostaria da sua ajuda quero fazer uma colcha queen com tres cores lisas e duas estampadas só não cosegui entender o calculo dos tecidos. Os quadrados serão de 20x20cm. Por favor me ajude e desde já agradeço. Silvania de Melo

    Curtir

    • Olá, Roberta!
      A divisão de quadrados por cores não tem uma regra fixa. Vc pode distribuir as cores na sua colcha como desejar. Nesse exemplo do post tentei mostrar como seria se quiséssemos todos os tecidos representados na mesma (ou quase mesma) quantidade de quadradinhos. Se para o tamanho desejado de colcha definimos que terá 70 quadrados e que usaremos 8 cores, o que fiz foi dividir 70 por 8. Como não deu um número exato e precisamos de um número exato arredondei para conseguirmos ter quantidades semelhantes de cada cor. Se multiplicarmos 7 (quadrados) por 8 (cores) teremos 56. Restarão 14 quadrados… não dá assim. Então se tentarmos 9 (quadrados) de cada 7 (cores) teremos 63. Sobram 7 quadrados da oitava cor. A ideia foi tentar incluir na colcha quase a mesma quantidade de quadrados de cada cor… e esse pareceu o melhor cálculo. Será que ajudei? Bj.

      Curtir

  2. ola me chamo gladis comecei a trabalhar em uma loja de tecido e estou com dificuldade de calcular as metragem existe alguma maneira de calcular usando a calculadora se conseguir me ajudar ficaria agradecida

    Curtir

    • Olá, Gladis. Eu sempre acho mais fácil calcular tecidos pensando em centenas. Uma vez que 1m = 100cm, transformo tudo em centímetros. Por exemplo: se preciso de 2m do tecido 1, 30cm do tecido 2 e 1,50m do tecido 3 e quero saber com quanto fiquei somo 200+30+150= 380cm ou seja, 3m80cm. Para usar a calculadora é importante usar só metros (quando forem pedaços exatos) ou só centímetros, senão dá erro. Será que assim ajuda? Bom feriado!

      Curtir

Os comentários estão desativados.