Agora é pra valer!

Na feira que visitei semana passada aproveitei para ver pessoalmente algumas máquinas da Singer que pensava que poderiam ser minha próxima aquisição. Depois de passar no stand da Janome, porém, ficou bem difícil escolher uma Singer. Sabe por que? Elas são MUITO grandes e sobra muito POUCO espaço de braço. Uma das coisas que quero é uma máquina que me possibilite quiltar colchas com mais facilidade e espaço de braço é fundamental. Minha máquina atual é esta:

E para facilitar a procura fiz uma lista do que a nova máquina deve ter para valer a pena o investimento:

  • área de braço maior que a minha
  • ponto caseado, para aplicações (e outros bonitinhos, mas não faço questão de “milhões” de pontos)
  • função parada da agulha no tecido
  • rebaixador dos dentes para quilt livre
  • mesa extensora inclusa
  • pés para quilt reto e livre inclusos
  • braço livre para costuras tubulares
  • assistência técnica como a da Singer (fácil de encontrar)
  • preço razoável
E estas são as máquinas da minha lista atual (já reduzida após visita à feira). A maioria falta ainda saber o preço, aguardo resposta dos revendedores e informação sobre o tamanho da área de braço, que nas imagens não dá para saber direito. Fora isso, todas desta lista têm os outros itens ou funções que procuro:
1. Brother Inovis NX 450Q
2. Janome 4100QDC
3. Bernina aurora 440QE
4. Singer Quantum Stylist 9960
Gosto das quatro, mas a Bernina deve ser caríssima, é a que mais tem funções diferentes além das que procuro. A Brother também tem funções bem bacanas e é bem em conta se comprada lá fora…
Perguntas: Alguém tem a Janome 4100QDC e sabe me dizer se o espaço de braço é bom? E alguém sabe se a manutenção da Janome e Brother no Brasil é fácil de fazer?

13 comentários sobre “Agora é pra valer!

  1. olá pat a brother a assistencia tecnica pelas minhas informações
    deixa a desejar,pois no meu caso assistencia tecnica somente nas grandes cidades,quanto que a singer a assistencia tecnica tem nas pequenas cidades,a assistencia tecnica na cidade vizinha minha, o senhor que fz me disse que já fez curso na brother mais eles não tenho muito interresse em estender a assistencia para pequenas cidades,temos que pensar pois assistencia tecnica da dor de cabeça,o ano passado comprei um cafeteira simples e tive uma dor de cabeça enorme assim que quebrou a jarra,alem de dificil de repór a peça o valor e muito alto em relação oa valor da mesma.abraços marta
    e sem falar que o manual é em ingles!!!!!!

    Curtir

  2. Oi Paty

    Eu tenho uma Brother e nunca precisei de manutenção. Ela tem tudo o que está na sua lista inclusive ponto a 1/4 de polegada especial para quilt. Já vem com os pés pra quilt reto e livre, mesa extensora, braço pra costura tubular, ponto de caseado, agulha que para abaixada, alguns pontos decorativos, ela é bem legal e na medida. Comprei nos EUA e pedi pra vir de carona na mala do meu irmão 🙂

    A única coisa que não é suuuper legal é o espaço pra quilt. Realmente não é muito grande. Mas eu já quiltei mantas com ela.

    Quando precisei de bobinas, encontrei numa loja em São Paulo e comprei pelo correio. Fui super bem atendida.

    Curtir

  3. OI,
    acabei de comprar uma Janone 2030 na feira da frei Caneca… não tem muitos pontos mas tem o fundamental: 2 tipos de caseados e alguns bordadinhos, faz casa, prega botão, tem parada de agulha baixa, não usa pedal (achei isso fundamental para mim), tem braço livre, o espaço de braço é igual à 4100 e na feira estava em promoção: ganhei o kit patchwork incluindo a mesa extensora e todos os pés.. tudo saiu por 990,00.. achei o preço ótimo e paguei em 10 vezes!!! Ah! A assistência da Janome, em geral, é nos postos da Singer…

    Curtir

    • Valéria, que bacana!! Não me interessei mto por ela, pois o kit para patch não vem junto (não sabia da promoção da feira). Bom saber. Acho que esta pode ser mais uma opção. A relação custo benefício parece ser excelente. Agradeço seu comentário. Vou procurar conhecer essa máquina de perto. bj.

      Curtir

  4. Oi Pati! A Bernina é meu sonho de consumo 🙂
    Eu tenho uma Brother e nunca precisei da assistência. Aqui na minha cidade (que eu considero “média”) tem duas lojas que trabalham com a marca.
    Nunca tive problemas para comprar bobinas, agulhas, etc. Já vi também que nos EUA o preço é bem mais em conta, mas mesmo comprando aqui, ainda acho que valeu a pena o investimento.
    Beijo e boa escolha para você!

    Curtir

    • Querida, estou mesmo inclinada a optar pela janome. Quero vê-las de perto para conferir o tamanho do braço. Mas a modelo 2030 já dá conta das minhas necessidades. Vamos ver. Bom saber que são silenciosas… bj.

      Curtir

  5. Tenho muitas dúvidas, me ajuda!! Posso gastar até R$3.000
    Preciso para:
    -fazer pequenos reparos e ajustes em roupas(principalmente JEANS),
    -estou fazendo um curso de alfaiataria blazer(preciso costura-los),
    -(por hobby)estou apaixonada por esta arte dos patchwork, crafts, quilt(iniciante)
    _E se tiver ponto parecido Overloque, é lucro!!!
    Preciso para isso e agora qual máquina ou máquinas me atenderá?
    PESQUISANDO ESSAS:
    SINGER QUANTUM STYLIST9960(top) p patchwork e quilt,(+ não costura JEANS-site),
    SINGER FACILITA PRO 4411 ou JANOME 2008, JANOME 3160QDC ou JANOME 2030DC.
    Meu pouco conhecimento me fez escrever tanto desculpa viu,
    julianaqueirozamorim@hotmail.com
    DEUS É FIEL!!

    Curtir

    • Olá, Juliana.
      Sabe, dessa sua lista, só conheço um pouco as Janomes 2008 e 3160. Talvez a 2008 seja muito simples e não tenha tudo o que vc procura. Me parece que a 3160 tem tudo isso, inclusive ponto “tipo” overloque. A Singer Facilita Pro também parece uma boa pedida. Acho que você começou bem: fazendo uma lista do que a máquina tem que ter. Não vai ser difícil encontrar essas informações. O que vc vai ter que pensar é que tem máquinas que tem todas essas funções e outras mais (como quiltar, por exemplo). Quanto maior o número de funções, pontos decorativos e tal, mais cara a máquina. Eu pessoalmente acho que não vale a pena gastar uma fortuna com uma máquina cheia de pontos decorativos, por exemplo. No seu lugar, escolheria uma máquina que dê conta do jeans, que tenha ponto overloque e que aguente quiltar (ainda que não seja feita especialmente para quil), além de alguns pontos decorativos. Ás vezes o que diferencia um modelo de outro é a quantidade de pontos decorativos. Na maioria das vezes a gente não usa nem metade. Com tudo isso, você conseguira fazer tudo o que quer. Verifique se a Janome 3160 faz costuras mais pesadas (acredito que sim) e eu ficaria com essa opção. E ela nem custa tudo o que vc pode gastar. Será que ajudei? Bj e boa semana!

      Curtir

      • Patricia, você é uma benção irei verificar esta semana indo pessoalmente nestas lojas de máquinas e ver se a Janome 3160 faz costuras mais pesadas, pois realmente não adianta eu comprar uma máquina cheias de pontos se quando eu for usar um tecido mais grosso a agulha quebrar e tudo enroscar. Nem que eu compre uma pretinha antiguinha da SINGER só para os tecido grossos, dizem que estas pretinhas são uma beleza, eheheh. E outra cheia de apetrechos né, MUUUUUUUUITO OBRIGADA POR ME RESPONDER.
        Deus é Fiel!
        Abraço JULIANA

        Curtir

Os comentários estão desativados.