Pergunta de uma leitora

Patrícia, seu trabalho é muito lindo. Parabéns pelo dom. Eu também gosto bastante de costurar, mas sou bem amadora…..e queria fazer uma colcha para a cama da babá do quarto da minha filha, mas não tenho a menor idéia de quanto tecido vou precisar, você pode me ajudar??? O kit tem 3 almofadões como encosto, 2 rolinhos laterais e 2 almofadas pequenas….Tem idéia de quanto tecido eu tenho que comprar??  Desde já, te agradeço !!

Olá, Sandra.

Eu também não consigo imaginar quanto tecido vou utilizar para os projetos que me proponho a fazer só de pensar sobre eles. Preciso medir tudo para calcular. Esse é o segredo para não comprar muito mais do que vai precisar ou muito menos.

Geralmente, o que faço é o seguinte:

1. Tiro medidas da coisa que quero vestir: exemplo: cama. Meça tudo: largura do colchão, comprimento, altura do chão ao colchão…

2. Desenho cada item: almofadas, colchas, rolinhos e marco nos desenhos as medidas calculadas a partir das medidas da cama. Ex: se o colchão tem 75cm x 1,80 imagino que a colcha tem que ter esse tamanho e um pouco mais, para cair na frente e nas laterais. Vale de novo ir até a cama com a fita métrica e ver até aonde deseja que a colcha “caia”.

3. A partir desses desenhos começo o cálculo dos tecidos. Daí decido quantos tecidos vou usar, qual design vou usar para cada item. E vou calculando um a um.

Não sei se isso te ajuda, mas não tem jeito, não. Tem que medir tudo e calcular. A boa notícia é que depois disso feito, basta seguir seus desenhos para que tudo fique como imagina!

Boa semana!

