#1- calculando tecidos para colcha tamanho queen

Olha só a dúvida de uma leitora aqui do blog: ela quer fazer uma colcha de quadradinhos para uma cama queen e não sabe muito bem por onde começar os cálculos. Essa é uma dúvida muito frequente! E deve ter muitos jeitos de se chegar as medidas ideais para esse projeto. Segue o jeito como eu faria.

Primeiro, e isso vale para qualquer projeto, tem 3 informações que precisamos definir antes de começar a costurar:

1. tamanho da colcha

2. tamanho dos blocos

3. quantidade de estampas/tecidos que pretende usar

É claro que, muitas vezes, uma decisão influência a outra…ao definirmos a quantidade de tecidos acabamos definindo também tamanho dos blocos, por exemplo. Mas aqui iremos tentar trabalhar com definições com as definições dadas pela leitora S.

1. Calculando o tamanho da colcha:

O colchão queen tem tamanho padrão 1,58mx1,98m. Para facilitar os cálculos iremos arredondar as medidas para 1,60mx2m.

Obs.: Arredondar não é indicado quando se deseja que a colcha tenha um desenho no topo da cama e outro nas laterais que caem (foto 1). Mas neste caso, como ela quer uma colcha inteira com o mesmo design, então não tem problema (foto 2).

foto 1 - fonte: google images

foto 1 – fonte: google images

foto 2 - fonte: google images

foto 2 – fonte: google images

Vamos lá: para calcular o tamanho da colcha partimos do tamanho do colchão e acrescentamos a parte que queremos ver “cair” nas laterais e pés (geralmente, 30cm). Na cabeceira, incluímos também uma medida (de 25cm) se desejamos que a colcha cubra os travesseiros. Se você fará capas para os travesseiros, não precisa.

Fica assim:

Colcha queen

2. Tamanhos dos blocos: 20cm cada.

3. Tecidos: para calcular os tecidos, precisamos saber quantos quadrados “cabem” nesta colcha. E ao fazer este cálculo percebemos que temos que modificar o tamanho da colcha. Acompanhe:

Para saber quantos quadrados cabem na colcha temos que primeiro dividir o cumprimento e a largura por 0,20. O cumprimento nos dará o número de linhas e a largura nos dará o número de colunas.Veja o resultado:

2,20 dividido por 0,20= 11 (cabem 11 quadrados em cada coluna)

2,55 dividido por 0,20=12,75 (putz…não deu um número inteiro e precisamos de um número inteiro. A solução é mudar tamanho. Melhor acrescentar 0,5cm e tornar o valor do cumprimento 2,60. Refazendo:

2,60 dividido por 0,20=13 (cabem 13 quadrados em cada coluna).

Agora, para saber o total de quadrados que cabem na colcha inteira, multiplicamos o número de quadrados que cabem na largura pelo número que cabe no cumprimento.

11×13= 143 quadrados de 20cm cada.

Usaremos 5 tecidos/estampas, então, para saber quanto de cada um dividimos 143 por 5. Dá 28,5. Como não dá um número inteiro, significa que não teremos a mesma quantidade de todos os tecidos. Podemos cortar 29 quadrados em 3 dos tecidos e 28 em outros 2.  Se quiser deixar alguma cor em destaque, basta aumentar a quantidade de quadrados cortados nesse tecido especificamente, diminuindo respectivamente as quantidades dos outros. O que importa é termos no total 143.

Um exemplo de como podem ser distribuídos:

Colcha queen 2

4. Comprando tecidos:

Para saber quanto tecido comprar precisamos fazer um outro cálculo…

Antes de mais nada, para cada quadrado ficar com 20cm depois de costurado, precisamos acrescentar a eles 1,5cm de margem de costura ao cortá-los. Então, cortaremos os quadrados no tamanho 21,5.

Os tecidos nacionais de algodão tem, geralmente, 1,40m de largura. Dividimos 1,40 por 21,5 e descobrimos que cada 20 cm de tecido nos dará 6 quadrados emeio, pois “cabem” 6,5 na largura. Pensar em termos de linhas aqui ajuda. Uma linha de 20 cm nos dará 6 quadrados. Como precisamos de 28 ou 29 de cada cor/estampa dividimos esses números por 6.

28 dividido por 6 = 4,6 e 29 dividido por 6 = 4,8 (podemos arredondar tudo para 5). Esse é o número de “linhas de 20cm” que precisamos. 5×21,5cm=107,5cm. Novamente aqui vale arredondar, pois dependendo de como é cortada a peça, você pode perder alguns centímetros das extremidades. Para garantir, eu compraria 1,20m .

1,20m de cada tecido/estampa será suficiente para cortar 26 quadrados de 21,5, com um pouquinho de sobra.

UFA! Muita conta dá trabalho, né? Mas não é tão difícil, é?

Silvania, espero ter ajudado. Se tiver dúvidas, escreve aqui nos comentários para continuarmos a conversa, tá?

Cálculos corrigidos e atualizados em 13/07!

2 comentários sobre “#1- calculando tecidos para colcha tamanho queen

  1. olá!! Por favor será que vcs poderiam me mandar um molde de casal de coelhos em tamanho grande tipo para colocar em frente da porta de saida. Já olhei em varios sites e não encontro e como vcs me ajudaram quando pedi o calculo de uma colcha espero que agora também possam me ajudar. Desde já agradeço continuarei olhando seus trabalhos. Silvania

    Curtir

Os comentários estão desativados.