Projeto Máquina de Costura

Coleção de impressões, críticas, descrições de máquinas de costura enviadas há alguns anos por leitores deste blog. Organizei a lista por modelo (seguido do fabricante), em ordem alfabética. O projeto está encerrado e os links abaixo podem não “funcionar” caso as páginas de origem tenham sido modificadas. Tento atualizar esta listagem com frequência, porém, infelizmente, alguns links são perdidos depois de alguns anos.

Os manuais de máquinas fora de linha são muito solicitados por leitores aqui do blog. Sempre que garimpo e encontro um na internet, o coloco aqui. Porém, vale deixar claro que não possuo os manuais em arquivo de papel ou digital, sendo assim, não tenho como enviá-los por e-mail. Todos os manuais listados são endereços de páginas da internet de onde eles podem ser baixados ou são links de arquivos em pdf. Neste último caso, para abrir, você precisa ter instalado no seu computador o programa ADOBE READER. Para baixá-lo,  clique aqui.

Geralmente, para buscar um manual, faço uma pesquisa no Google. Se não encontrar o manual que precisa aqui, sugiro que faça uma busca por lá ou use outra ferramenta de busca. Boas costuras!!

660, Singer (manual de instruções)

1008, Janome (manual instruções)

2008, Janome (manual instruções)

2818, Singer (manual instruções)

4205, Singer (manual instruções)

Carina, Singer (manual instruções)

CS 6000i, Brother (manual instruções)

CS6000i, Brother 

CS6000i, Brother

Curvy 8763, Singer (manual instruções)

DC 210, Janome (manual instruções)

Facilita Plus, Singer (manual instruções)

Facilita 2868, Singer (manual instrução)

Facilita 43, Singer (manual instruções)

MC6600P, Janome (manual de instruções)

Prêt-à-Porter, Singer (manual instruções)

Leitora Lu e sua experiência com uma Singer Tradition 2273, Singer Curvy 8763 e Brother CS6000i

Leitora Lu e sua experiência com máquinas Singer, Brother e Janome

23 comentários sobre “Projeto Máquina de Costura

  1. gostei dos comentarios e acho q. vcs. podem me ajudar tenho uma pratik45 singer,mas nao sei bordar foi comprada d segunda mao e nao tinha o manual nem a dona sabia trabalhar com a maquina.na plaquinha de ferro embaixo da maquina tem esses n*0013325500,agradeco desde ja .

    Curtir

    • Norma, encontrei o manual de uma Pratika Singer, só não sei se tem as mesmas funções da Pratika 45. Mas esta borda também. A Singer produz, muitas vezes, um mesmo manual para máquinas similares. Veja se te ajuda. Aqui está o link: http://www.singer.com.br/manuais/pratika.pdf
      Aproveito para te convidar a participar do Projeto Máquina de Costura. Basta responder as perguntas sobre sua máquina e me enviar por email. Assim incluimos sua máquina na “coleção” de máquinas que estamos fazendo.

      Curtir

  2. Pingback: Projeto máquina de costura « outros retalhos

  3. ola boa noite
    Congratulo com vcs pelo trabalho de resgatar a beleza de um instrumento de trabalho tão importante. Que ora se encontra um pouco na contra mão da tecnologia.
    Mesmo assim o trabalho de vcs tem seus méritos e estou adquirindo alguns exemplares. gostaria de classificá-las por modelo e ano de fabricação, mais não estou encontrando subsidios ou publicações a respeito. se alguém puder me ajudar agradeço.
    Atenciosamente
    Nogueira

    Curtir

  4. Olá Patrícia – Como vai ? – Sou nova no Patch e apesar disto minha máquina é um avião. Tenho uma Brother NX450Q máquina para todos projetos e outras costuras; deveria usar e abusar mais dela, mas o tempo ainda não me permiti, aos poucos chego lá. O maior defeito que enfrento com esta máquina é seu peso para o transporte, ficando inviável por exemplo uma tarde de costura com as amigas !!! – Qualquer dúvida terei o maior prazer em falar com vc.
    abraços

    Curtir

  5. Oi Patrícia… Quero te dar os parabéns pela linda iniciativa de fazer essa pesquisa!!! Extremamente útil, uma vez que é um investimento relativamente alto. Quando estava perdendo a sanidade mental por conta de um desejo incontrolável de ter uma dessas máquinas de costura eletrônica, fiz uma pesquisa por conta própria nos sites dos fabricantes, claro que nenhuma pesquisa que fiz foi tão esclarecedora como ler esses post do seu blog!!! Entretanto, já fiz minha escolha!!! Confesso que fiquei em dúvida entre uma Janome e uma Singer Cosmo, e fui procurar quem de fato conhecia uma e outra, na época, uns 09 meses atrás…Perguntei para uma professora de Patchwork aqui da minha cidade, Itu-SP, que me convenceu a comprar uma Singer com o argumento (eficaz) de que a assistência técnica da Singer encontramos e todo e qualquer lugar…Foi minha opção!!! Hoje tenho minha pret-a-porter que me acompanha a pelo menos 12 anos e minha linda COSMO 7422 pela qual me apaixonei!!! Sobre ela falarei no seu outro post!!!
    Beijinhos
    Ligia

    Curtir

    • Ligia, obrigada pelo seu comentário! A máquina que você comprou está entre minhas opções e vou adorar conhecer sua opinião sobre ela. Se fizer um post, respondendo as perguntas, não esquece de me avisar para que eu o inclua no projeto, ok? Duas coisas que eu queria saber sobre a Cosmo: ela vem com mesa extensora? E o espaço do braço é maior do que na Pret-à-Porter? Abraço.

      Curtir

  6. muito bom esse post!!!!
    trabalho com artesanato, nunca mexi em uma máquina de costura na vida e queria me aventurar agora…
    porém, estou em dúvida se a máquina que eu vi é boa…
    e aqui não tem nenhum comentário sobre ela… se alguém souber e puder me dizer… estou vendo uma ELGIN SUPÉRIA.. será que vale a pena???
    seria pra pequenos trabalhos mesmo

    Curtir

  7. Oi Patrícia… Quero te dar os parabéns pela linda iniciativa de fazer essa pesquisa!!! Extremamente útil, uma vez que é um investimento relativamente alto. Quando estava perdendo a sanidade mental por conta de um desejo incontrolável de ter uma dessas máquinas de costura eletrônica, fiz uma pesquisa por conta própria nos sites dos fabricantes, claro que nenhuma pesquisa que fiz foi tão esclarecedora como ler esses post do seu blog!!! Entretanto, já fiz minha escolha!!! Confesso que fiquei em dúvida entre uma Janome e uma Singer Cosmo, e fui procurar quem de fato conhecia uma e outra, na época, uns 09 meses atrás…Perguntei para uma professora de Patchwork aqui da minha cidade, Itu-SP, que me convenceu a comprar uma Singer com o argumento (eficaz) de que a assistência técnica da Singer encontramos e todo e qualquer lugar…Foi minha opção!!! Hoje tenho minha pret-a-porter que me acompanha a pelo menos 12 anos e minha linda COSMO 7422 pela qual me apaixonei!!! Sobre ela falarei no seu outro post!!!
    Beijinhos
    Ligia

    +1

    Curtir

    • Oi, Lígia. Agradeço seu comentário e vou adorar que você nos conte mais sobre a cosmo 7422!! Se vc tem um blog, faz um post sobre ela e depois me envia o link que a incluo nessa pesquisa!! Eu não conheço a Cosmo e, quem sabe a considero também?
      Boa semana.

      Curtir

  8. Oi Patricia, já faz algum tempo que postei aqui,estava muito anciosa em comprar uma maquina mas tive que adiar e, voce nem imagina o que aconteceu hoje, uma conhecida minha esta voltando para os EUA e vende sua maquina brother XL 5000 semi nova, bem conservada, funcionando (é logico) sabe por quanto R$250,00. Minha duvida é que não estou encontrando informações na net, voce conhece este modelo? o q acha da oferta?

    Curtir

    • Olá, Sônia. Eu não conheço esta máquina pessoalmente, mas dei uma olhada no manual que encontrei online e me parece muito bacana!! Não sei o que você pretende costurar com ela, mas comparada a que eu tenho (que é super simples) acredito que esta tem inúmeras funções a mais que a minha e você pagará menos do que paguei na minha há 10 anos… Olha só, se com uma máquina simples que nem tem pontos decorativos eu faço até quilt livre, acredito que com esta Brother você poderá fazer tudo o que quiser. Vi que ela tem diversos pontos decorativos, vários tipos de aplicadores de botões, costura jeans e tecidos mais grossos também ( o que significa ser resistente), tem também opções para quilt se você gosta de fazer patchwork. E o valor é o que ela custa lá fora (o preço de lá é bem diferente do daqui, mesmo). Aqui vc nunca encontrará uma máquina deste porte por este valor. No seu lugar, eu compraria!!! Bj.

      Curtir

  9. eu tenho umamaquina singer quilter . , tem 60 pontos , mas tenho que sempre trocar os discos , para mudar os pontos . alguem saberia me dizer , qual a maquina melhor pra comprar? mais faxcil de usar , e com recursoso que toda a artesã ama?.bjs menijnas espero resposta

    Curtir

Deixe um comentário